23 de fevereiro de 2016

O sorriso da hiena - Gustavo Ávila

O sorriso da hiena

Um assassinato brutal. Uma criança deixada como testemunha. Duas mortes assustadoramente reais. O que faz do ser humano um monstro? Quem, dentre nós, é bom? Qual o verdadeiro conceito de fazer o bem?
Após presenciar o assassinato dos pais, uma criança de oito anos é deixada como testemunha, e talvez tenha sido a maior vítima do crime. Traumatizado pela barbárie que fora obrigado a ver, vinte e quatro anos depois, David decide que precisa saber se uma pessoa é capaz de tornar-se má, por passar pelo mesmo que ele na infância.
Uma série de assassinatos idênticos ao fato ocorrido há mais de duas décadas, começa a acontecer, e logo um psicólogo é envolvido para que possa acompanhar as crianças sobreviventes. Willian é formado em psicologia, e trabalha diretamente com crianças. Seu objetivo sempre fora saber onde a maldade humana começa. E é então que uma proposta surge, e Willian passa a questionar seus princípios morais, éticos, e a sociedade em que vivemos.
Como todos nascemos com necessidades a serem supridas, seria impossível viver em um mundo sem o limite da consciência, sem as limitações da moral.

A criação de personagens me encantou desde o início quando me deparei com o detetive Artur e sua singularidade, a síndrome de Asperger. Sempre quis encontrar um livro em que algum personagem tivesse a síndrome (aceito sugestões nos comentários, rs.), então fiquei ainda mais instigada quando descobri. Não só Artur, mas cada personagem nesse livro, é muito bem criado, e são perfeitamente humanos. Inseguranças, dúvidas, certezas... tudo é muito realista.

Com uma trama cheia de mistérios, personagens bem estruturados, e situações críveis, Gustavo Ávila nos presenteia com uma obra completa, onde cada fato conta para o desfecho final. Um romance policial carregado de tensão, e detalhado em suas descrições. Preciso falar também dos diálogos entre os personagens. Fiquei encantada! Cada palavra tinha um propósito, e eu os lia com mais avidez a cada página.
- O mal nada mais é do que um buraco que quer desesperadamente ser preenchido, detetive.

Só posso dizer que recomendo e muito esse livro! O sorriso da hiena é muito bem escrito, repleto de características marcantes, além de possuir um enredo que te prende do início ao fim. Com a premissa já citada, o livro promete um enredo carregado de ação e questionamentos morais. E Ávila não só cumpre com o prometido, como surpreende em cada detalhe.

Avaliação: ★★★★★


Livro no skoob.


Kisoj e até a próxima!
Aline :D



 

5 comentários:

  1. Aaaah quero tanto esse livro, pena que não acho mais para comprar. Só em e-book. Ainda não vi nenhuma resenha negativa sobre esse livro, quero muito!

    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Verdade, os exemplares já estão esgotados ): tive que adquirir em ebook mesmo. Mas garanto que vale a pena! Espero que tenha a oportunidade de ler em breve! :D

    Obrigada pela visita, beeijo!

    ResponderExcluir
  3. Muito triste kkkk. Mas parece que estão olhando uma editora para publicar o livro ae vai ser bom.

    ResponderExcluir
  4. Sim, e espero de verdade que consiga. Quero muito a versão física também :3

    ResponderExcluir
  5. […] quiser saber com detalhes o que achei do livro, pode conferir na resenha postada aqui no blog, e deixa aí nos comentários se já leu e o que achou da […]

    ResponderExcluir