26 de fevereiro de 2016

Olho grego - Paulo Sérgio Moraes

IMG_20160226_131224852

Tendo saído do seminário, e em busca de um recomeço, Heitor percorre as ruas de São Paulo, buscando não só um emprego, como um lar para iniciar uma nova fase em sua vida. Nessas andanças diárias, vê uma jovem distraída, e seus instintos o levam a salvá-la de um atropelamento. A garota no entanto não está sozinha mas acompanhada do irmão, e esse é o primeiro contato de Heitor com os irmãos Fred e Ísis. A vida os leva a se encontrar outra vez, porém de forma definitiva, os aproximando a cada dia mais.

Heitor é um rapaz fechado e um tanto misterioso com relação ao seu passado. Vive se martirizando por seus erros e rememorando-os. Fred por sua vez, é espontâneo e alegre, mesmo ante seu problema renal, vivendo a vida no limite. Enquanto sua irmã mais nova Ísis busca abrigo e companhia nos livros, seus maiores aliados.

Com essa premissa o livro se inicia, e o autor nos apresenta uma ótima narrativa em primeira pessoa, que consegue nos inserir nos mais íntimos pensamentos de Heitor. E para que a experiência ficasse ainda mais completa, Paulo Sérgio trouxe uma inovação muito interessante. Logo no início do livro, há uma nota em que diz que foi feita uma playlist musical para que entremos no clima da leitura. E a cada cena em que uma dessas músicas aparecem, há uma notinha na página (foto abaixo). Preciso dizer que adorei? Sou adepta da leitura e da música em conjunto, e ter uma playlist feita pelo próprio autor? Achei incrível! Em certos momentos isso realmente me ajudou a ficar ainda mais inserida na cena, e ter sensações realmente novas.

IMG_20160226_131318933

E as surpresas do livro não param por aí, em determinado momento da história, algo inesperado acontece e Heitor tem que quebrar suas próprios barreiras, e provar a todos, inclusive a si mesmo, sua inocência.
Maldito tempo capaz de fazer da proteção uma ameaça, transformar o amor em revolta, conduzir o desejo à insanidade, manchar a pureza com sangue e de acordar nossos demônios interiores!

Em meio a esses conflitos, algo inesperado para o “durão” Heitor acontece, e ele precisa lidar com o tão temido sentimento por qual todos nós um dia passamos... o amor. Suas experiências de vida até então, foram marcadas por tragédias e momentos ruins, mas é inevitável lidar com o desconhecido.
Muitas vezes reneguei oportunidades de ser feliz por não considerar que precisava ou merecia. Contudo, consegui perceber que os sentimentos estão acima da nossa vontade e capacidade de sentir. Simplesmente somos afetados.

Temos ainda os personagens de Olho Grego que me chamaram a atenção, não apenas por serem bem criados, mas também pela forma marcante com que são inseridos no livro, e o peso que carregam no mesmo. É difícil não se apaixonar por seus dilemas e mistérios de vida. Mesmo os secundários, aqueles que apareceram em poucos momentos, deixaram marcas especiais durante a leitura. Um ótimo exemplo é Edgar, que com seu jeito simples me cativou imensamente, sendo um dos meus personagens favoritos.

Olho Grego é com certeza um grande livro, cheio de reviravoltas, questionamentos interessantes sobre as coisas ao nosso redor e com uma trama bem amarrada. Um romance urbano maravilhoso e surpreendente que recomendo a todos! Tendo conhecido o trabalho do Paulo em Condicional (e gostado muito!), posso dizer que me tornei uma grande fã de suas histórias. Espero que tenham a oportunidade de ler esse livro incrível e terem a grande experiência que tive.

Avaliação: ★★★★★


Livro no skoob. Site do autor.


Kisoj e até a próxima!
Aline :D


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário