13 de agosto de 2017

Jantar Secreto - Raphael Montes


Dante é um jovem vindo do interior do Paraná, mais especificamente de Pingo d’Água, recém-matriculado em uma universidade no Rio de Janeiro que, junto de mais três amigos, almeja iniciar uma nova vida. As coisas não estão fáceis para ninguém, e é uma grande sorte quando eles encontram o apartamento perfeito, e o mais importante, por um preço acessível. 
Os quatro amigos não poderiam ser mais diferentes. Dante, o narrador dessa história, estudante de administração, trabalha em uma livraria e controla seu sono a base de Rivotril. Hugo é dono de um ego tão alto que por vezes até irrita, e é também o aspirante a chef dos quatro. Leitão é um hacker que parece viver em um universo paralelo dentro de seu quarto, sempre fumando um cigarro de maconha e comendo pizza. Por último, mas tão importante quanto, temos Miguel, que faz medicina, e de longe é o mais centrado do grupo, prezando sempre pelo que é certo – o que não impede as atrocidades que estavam por vir. O Rio de Janeiro viveu seu ápice entre copa do mundo e olimpíadas, e agora os moradores veem seu declínio econômico da forma mais dura. E é claro que os quatro, já muito bem instalados, também começam a sofrer com isso. As contas chegam, o aluguel bate à porta, e seus empregos mostram-se medíocres demais para arcar com tudo. A ideia de iniciar jantares com experiências gastronômicas inusitadas vem em um arroubo de criatividade com base em um esquema já conhecido nos Estados Unidos, e que começa a ganhar força no Brasil. Com um quase chef em casa, nada melhor do que tentar entrar nesse mercado que promete dinheiro de um jeito, aparentemente, fácil.

Li outro dia no jornal sobre uma versão brasileira do DinnerWith. JantarSecreto.com. É pra qualquer pessoa com certo talento culinário que quer ganhar um dinheiro extra sem precisar abrir um restaurante. A ideia é fazer a ponte entre essas pessoas e outras dispostas a comer na casa de alguém desconhecido, numa espécie de aventura gastronômica.

A proposta é muito simples. Tendo alguém que sabe cozinhar tão bem, seria um ultraje se eles não aproveitassem a oportunidade. As funções de cada um são designadas sem protestos e por unanimidade, e é assim que os quatro amigos entram em um jogo muito mais intenso do que o esperado. O que começou como um simples meio de ganhar dinheiro e sanar as dívidas, se transforma em algo muito maior e mais perigoso do que nossa imaginação poderia alcançar.


A narrativa de Rapahel Montes é detalhista e crua, causando um desconforto proposital que nos faz questionar a humanidade e o que ela é capaz. Contada em primeira pessoa, a história traz veracidade nos mais simples detalhes, tirando-nos da zona de conforto, enquanto questiona hábitos tão comuns em nossa vida, e outros tão distantes de nossa realidade. 

O livro é todo narrado pelo Dante, porém alguns capítulos trazem cartas escritas por Leitão, direcionadas à sua mãe. A troca de modelo de narração não é grande, mas o suficiente para que entremos ainda mais na história, tendo uma visão diferente da situação, sob o ponto de vista de outro personagem. Além disso, também é possível encontrar no exemplar, imagens semelhantes a print screens de conversas do aplicativo Whatsapp, coisa que dá uma leveza a um momento tenso sem tirar toda a seriedade da situação. Não pensem, no entanto, que este é um livro leve, a narrativa choca e os detalhes podem até ser incômodos. Não que – para mim – tenham sido um empecilho para o andamento da leitura, que fluiu de forma muito ágil, principalmente do meio para o final, quando já me encontrava ávida para descobrir qual seria o desfecho para esses quatro jovens. Muito mais do que “apenas” o dilema dos jantares, temos um bom vislumbre da vida que os protagonistas deixaram para trás quando resolveram se aventurar no Rio de Janeiro.



A teia criminalística de Jantar secreto é tecida com maestria e o desenrolar do enredo nos tira o fôlego, deixando sempre aquela pulga atrás da orelha que persegue do início ao fim: como as coisas chegaram a esse ponto? E até onde irão?
Já tive outras experiências com livros do Raphel, e é sempre uma agradável surpresa ver como ele consegue gerar questionamentos sobre a sociedade, e até sobre nós mesmos e aquelas a nossa volta. Nem preciso dizer que recomendo muito, não só esse livro do autor, como suas outras histórias já publicadas! Mais uma vez não me decepcionei nem um pouco e entrei para o time que só conseguiu tecer elogios sobre sua nova publicação.


E vocês, já leram algo do autor? Tem vontade?
Deixem aí nos comentários!

18 comentários:

  1. Oi Li! Amei a resenha. Estava doida pra ler algo dele e morria de curiosidade sobre esse livro. Confesso que a sua resenha me deixou mais curiosa, mas acho que essa era graça né?haha Não sei se teria estômago pra ler no momento, só não queria morrer sem ler!hehe
    Beijinhos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah fico feliz que tenha gostado! E realmente tem que ter estômago pra ler, viu?! Se prepare, rs. Mas sério, espero que possa ler e que goste! <3

      Beeijos

      Excluir
  2. Oi, Aline!
    Eu gostei muito de O Vilarejo, então quero muito ler esse novo livro do Raphael. Achei bem interessante e super diferente essa história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Recomendo muito mesmo esse livro, é ótimo! Espero que leia e goste também <3

      Beeijos!

      Excluir
  3. Oi xará, já ouvi falar muito desse livro. Adorei a sua resenha, muito bem feita, consegui entender bem sobre o que fala o livro. Seguindo o blog, beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3 Vou conhecer seu blog também!

      Beeijos

      Excluir
  4. Oi Aline!
    Até hoje só li um livro do Raphael e gostei muito. Tô enrolando horrores pra iniciar a leitura de Jantar Secreto e sua resenha já me deixou BBEEMM curiosa!
    Fiquei bem feliz sabendo que o enredo nos tira o fôlego até o final, já sei que não vou me decepcionar, agora é só arrumar um tempinho para ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Esse livro é pura adrenalina, não vai te deixar dormir! haha
      Beeijos

      Excluir
  5. Oi Aline.

    Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas tenho muita curiosidade por causa de uma resenha que li e falava que a história tira o leitor da zona de conforto. Adoro livros que consegue proporcionar essa agradavel surpresa. Sua resenha deixou minha curiosidade ainda maior pelo enredo e não vejo a hora de conferir o livro inteiro.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia!
      Realmente ele te tira da zona de conforto, e isso foi um ponto e tanto a favor do livro, o fez ainda melhor! Espero que possa ler em breve e também goste.

      Beeijos!

      Excluir
  6. Olá, Aline!
    Não li nenhum livro do autor, mas já li outras resenhas sobre as obras dele. Essa narrativa chocante e detalhista, me deixou terrivelmente curiosa!!! O que acontece com esses quatro amigos no decorrer da trama? Quero ler!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cidália!
      A narrativa do Raphael Montes é ótima, eu recomendo muito, viu?! Espero que possa ler em breve e que também goste <3

      Beeijos!

      Excluir
  7. Oi

    Nossa como eu dou cada boiadas.
    Eu lembro que quando participei do Torneio MLV no inico do ano , teve uma prova onde teriamos que tirar uma foto com esse livro em uma livraria
    E não sei porque eu fixei na cabeça que era um livro de culinaria.Que vergonha!

    Amei saber mais do livro.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi!
      Normal, eu faço essas coisas também haha
      Que bom que gostou, espero que possa ler o livro.

      Beeijos!

      Excluir
  8. Eu quero muito ler esse livro!!!! Eu só li "O Vilarejo" dele, e foi um livro que amei e me arrepiei. Eu já estava interessada em ler esse livro porém essa é a primeira resenha que confiro e você me convenceu. Necessito!

    Bjkas!
    Eloise G.F
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou animada com a resenha! O livro realmente vale a leitura, eu amei <3

      Beeijos!

      Excluir
  9. Fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro e percebo que assim como em Das Perfeitos o autor trouxe outro estudante de medicina kk, com certeza a narrativa deve trazer um critica social do Brasil... Enfim, texto muito bem escrito, quando eu tiver coragem de ler esse livro te digo o que achei dele.
    https://minimundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crie coragem porque realmente vale a pena! haha Espero que goste, e não deixe de vir me dizer!

      Beeijos

      Excluir